Sílvia Vaz

Mais do que a formação académica ou o percurso profissional, o que realmente a define é a sua forma de estar e agir perante as situações. Tem um espírito crítico, sempre numa perspetiva de melhoria contínua. Gosto pelo trabalho em equipa. É responsável e assume todos os seus compromissos dando sempre o melhor de si.

Formação Profissional
O seu percurso profissional tem sido desenvolvido tanto na área dos Serviços como na Indústria. Iniciou a sua atividade profissional como responsável pela aquisição de bens e serviços, gestão de stocks e gestão de armazém. Assumindo posteriormente atividades de Direção da Produção e mais tarde
Gestão da Qualidade e Melhoria.

Formação Académica
Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial (pré-bolonha); Pós-graduada em Lean Management; Mestrado em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança;

Alberto Ferreira

Alberto Jorge Sampaio Ferreira nasceu em 1989 no Porto. É Consultor no Departamento de Apoio às Empresas da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).

Em 2008 foi promotor de um projeto de investimento, no âmbito dos incentivos à criação do próprio emprego, criando um estabelecimento de comércio a retalho de produtos naturais e prestação de serviços de estética.

Concluiu a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP), em Fevereiro de 2015. Durante o período da licenciatura integrou diversas organizações de estudantes.

Em Julho de 2015 ingressou na AEPF enquanto Consultor no âmbito dos Incentivos Comunitários. Desde Dezembro de 2016, tem sido responsável pela promoção e implementação de iniciativas de apoio à internacionalização de PME.

É Mestrando em Economia e Administração de Empresas desde Setembro de 2015.

Luís Branco Barros

Jornalista durante 18 anos, trabalhou para a rádio e para a imprensa regional e nacional, nomeadamente “Grande Reportagem”, “Néctar” e jornal “Público”. Contribuiu para a fundação de vários títulos da imprensa regional.
Foi assessor de imprensa e de comunicação em empresas, associações empresariais e autarquias.

Atualmente é docente de Marketing, Comunicação e Gestão, produtor de conteúdos para redes sociais, formador e consultor de empresas.

Formou-se em Gestão de Turismo, é pós-graduado em Marketing e Comunicação e concluiu um mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, com uma dissertação sobre Inovação e Exportação.

Micaela Fonseca

Liceu Martins Sarmento Guimarães Em Artes e Oficios
Licenciatura em Arquitectura Lusíada do Porto
Estágio Profissional para a OASRN No Gabinete Dominique Perrault, Paris, França
Pós Graduação em Comunicação e Imagem No IADE Lisboa
MBA Internacional na EGE / UCP / Esade Barcelona / PUC São Paulo ( Especialização Gestão e Marketing)
Curso de Consultora de Feng Shui no IMP Lisboa
Wine Business Management UCP Business School Lisboa
Embaixadora Avançada da Academia de Vinhos de Portugal nível III, Viniportugal

João Vasconcelos

João Viriato Nogueira de Moura e Vasconcelos, nascido a 8 de janeiro de 1970, natural de Freamunde e residente em Paços de Ferreira. Casado e pai de 2 filhos.

Experiência profissional como formador e consultor nas áreas da comunicação e marketing, ex-jornalista (Rádio e imprensa), ex-diretor de publicações periódicas, técnico de marketing, diretor comercial de empresa representante de software para indústria. Atual diretor executivo da Moveltex – Centro de Competências e de Incubação de Empresas, Associação

Experiência associativa enquanto membro dos órgãos sociais de diversas instituições, ocupando diferentes cargos da presidência da direção à presidência da Assembleia geral. Atualmente ocupa o cargo de presidente da assembleia-geral da Patrium – Associação de Defesa e Divulgação do Património e de vice-presidente da direção da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

Membro da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira.

Carlos Adegas

Licenciado em Gestão, Mestre em Gestão e Estratégia Industrial e com frequência do Doutoramento em Gestão.

Começou a carreira como Técnico Economista na área de Corporate Finance num banco de investimentos, mais tarde foi Executive Manager de uma empresa de consultoria, Responsável dos Serviços de Economia (e Coordenador no Núcleo de Apoio à Internacionalização) de uma associação setorial de âmbito nacional, Diretor do Departamento de Apoio a Empresas de uma associação empresarial. Atualmente é CEO de uma empresa de Consultoria, Business & Life Coaching e Formação Executiva, bem como Consultor Sénior de empresas para as áreas de empreendedorismo, estratégia, marketing e internacionalização.

Paralelamente, é docente do ensino superior desde 1999, responsável por diversas disciplinas no âmbito da gestão, tendo neste percurso feito parte de conselhos pedagógicos e científicos e assumido o cargo de coordenador de uma licenciatura.

Vitor Carneiro

Vítor Albano Rompante Carneiro, nasceu em 1982 no Concelho de Paços de Ferreira, local onde reside e desenvolve algumas das suas atividades profissionais. É consultor e técnico de multimédia na empresa VHS Productions, da qual é sócio fundador. Para além disso é formador certificado, com uma experiência bastante relevante de formação ministrada em áreas tecnológicas, nomeadamente de multimédia e informática em diversas empresas formadoras.
Em 2005 terminou o curso profissional de tecnologias de informação na FDTI.
Em 2006 ingressou na FDTI como formador externo.
Em 2010 ingressou no CET no Instituto Universitário da Maia, no ramo das Tecnologias de Comunicação Multimédia.
Em janeiro de 2011 iniciou na PFRinvest, um estágio profissional.
Em 2011 ingressou na licenciatura de Tecnologias de Comunicação e Multimédia. Durante o curso foi designado responsável dos alunos do curso de Tecnologias de comunicação multimédia. Atualmente, desenvolve diversas atividades nesta área.

Elisa Rocha

Natural de Vila Real, licenciada em Gestão de Empresas (pré-bolonha) pelo Instituto Politécnico de Bragança, tenho desempenhado funções de Técnica Financeira, de Consultoria em Investimentos e Organizacional.

Adicionalmente possuo formação profissional em Qualidade: NP – EN ISO 9001:2008 e Formação inicial de formadores, CAP/CCP.

Mestranda em Engenharia Industrial – Especialização em Avaliação e Gestão de Projectos e da Inovação, na Universidade do Minho.

Comecei a trabalhar em 2004, ainda com o Bacharelato, na Empresa SBC, Sociedade Brigantina de Consultores, Lda., prosseguindo ao mesmo tempo os estudos para Licenciatura. Realizei o meu projecto de fim de curso na Rodonorte, Transportes Portugueses, SA. Exerci funções de coordenação de estudos e projectos, durante 5 anos, na Empresa Computo Real, Consultores, Lda., em Vila Real, vigorava o quadro comunitário Qren 2007-2013. Posteriormente estive 2 anos em Lisboa na Empresa Mazars & Associados, SROC, SA., desempenhei funções de Consultora em Organização, Gestão e de Investimentos e Auditoria de Qualidade.

Cláudio Ferreira

Cláudio Ferreira, 41 anos de idade, possui Mestrado em Gestão e Negócios, Pós-Graduação em Recuperação de Empresas e Gestão Empresarial, e especialização em Promotores de Inovação Comercial, nas áreas Comercial, Análise Financeira e Projetos de Investimento.
Trabalha com empresas de pequena, média e grande dimensão, de vários setores de atividade, desde a indústria dos granitos, calçado, mobiliário, têxtil, hotelaria, ao comércio e serviços, e ainda agrícola.
Na área internacional, articula contactos com o IPEME – Instituto para as pequenas e médias empresas de Moçambique, Angola, Polónia, e é cofundador da plataforma de comércio internacional com a Liga dos Chineses em Portugal.
Acumula ainda funções de consultor-formador para as áreas de Gestão e Estratégia Empresarial e de Contabilista Certificado (nº 53450), em várias empresas e outras Instituições.
É fundador e diretor executivo da empresa agrícola Quinta do Urtigal – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas.

Artur Queirós

Actualmente, sou fundador e Sócio-Gerente da ALENTO, Consultor da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Consultor de R.H. e Prelector em conferências nas áreas, Comportamental, Motivacional, Comunicação e Gestão de Carreira em Universidades, Empresas, Autarquias, Associações Empresariais, Académicas e outros organismos de cariz social.

Com formação académica e formativa nas áreas de Psicologia das Organizações e do Trabalho bem como em Turismo, Ordenamento e Gestão de Território.

Iniciei o meu percurso profissional em 2001 na área de Produção e Gestão de Eventos, actividade que me apaixona e dura até hoje.
Em 2005 iniciei a minha actividade nas áreas de RH e Formação, tendo desenvolvido trabalho de Consultoria Organizacional, de Recrutamento e Selecção, de Gestão de Carreira, de Formação e de RVC por conta de outrem.
Entre 2010 e 2012 assumi o cargo de Vice-Presidente da COOPLABMO – Cooperativa para a Mobilidade para o Emprego.

Patrícia Castro

Consultora com mais de 14 anos de experiência no apoio a empreendedores, ajudando na estruturação e financiamento dos seus projetos empresariais.

Envolvimento direto em mais de 250 projetos empresariais em diversos setores.

Especialista em incentivos nacionais e comunitários.

Co-fundadora das empresas HHUB, ItzWood e Mustya.

Licenciatura em gestão pela Universidade do Minho e especialização em Empreendedorismo e Gestão de Empresas Familiares pelo AUDAX-ISCTE.

Sofia Cardoso

Mestre em Gestão e Negócios, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. Licenciada em Gestão de Instituições Financeiras e Bacharel em Gestão da Banca e Seguros. Consultora de empresas, no âmbito da gestão com maior predominância na participação no Programa Formação Ação. Formadora nas áreas de comércio, vendas, liderança e gestão de equipas, secretariado, fidelização de clientes e marketing. Gestora de formação da empresa F&T – Fares and Training. Vasta experiência na área da gestão da formação, coordenação de eventos e sistema de gestão da qualidade e projetos de investimento. “…Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respeitar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade…” Michael Porter

António Silva

Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada do Porto, com um Erasmus na Warsaw School of Economics (Polónia), e Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia do Porto. Participou no programa Inov Contacto da AICEP e trabalhou na Delegação de Portugal junto da OCDE, onde relatou às autoridades nacionais os resultados e conclusões de várias reuniões internacionais. Trabalhou na Direção de Formação do Turismo de Portugal , onde esteve envolvido nos projetos e relações internacionais do departamento. Ao nível do sector privado tem estado envolvido na realização de estudos sobre mercados internacionais para a instalação de empresas e projetos e; no quadro de uma consultora, tem participado na elaboração e execução de projetos de investimento apoiados por fundos comunitários. Conta ainda com uma experiência na divisão de upstream performance management de uma multinacional petrolífera. É, promotor e/ou co-promotor de projetos na área da sustentabilidade e do Turismo.

Arlinda Pinheiro

Conclui a Licenciatura em Economia, na Faculdade de Economia do Porto em 1987.
Em 1998 ingressou na Universidade do Minho para frequentar o Mestrado em Engenharia Industrial -Especialização em Logística e em 2007 novamente na Faculdade de Economia do Porto para a Pós Graduação em Parques Empresariais.
É Contabilista Certificada, Formadora e THST.
De 1987 até 2005,após os estágios nos sectores de Serviços às Empresas (Contabilidade) e Calçado, exerceu funções inerentes à Coordenação das áreas Administrativa/Financeira e Logística, em empresas do Sector têxtil – subsectores de fiação, tecelagem de telas, felpos e malhas , acabamentos e confecção.
Desde 2005 até hoje, dedica-se à Consultoria na área da gestão ; Contabilidade e fiscalidade; Formação profissional ;Elaboração de Planos de Negócios e Elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos comunitários , bem como à gestão da respectiva execução física e financeira.

Jorge Castro

I’ve started my career as an acoustic engineer specialized in product development.
I have been working for more than 10 years in the field with the privilege to serve clients such as BBC, ITV, Microsoft Seattle, Google, Simply Red Studios, Jon Cohen, Macklemore, Rodney Studios, Ableton Studios, etc.
I’m currently founder and CEO of ARTNOVION – a new technological approach with ubiquitous design, mastered to bring a new set of acoustic treatment solutions and user sound experiences.
Time spent with hundreds of audio professionals also inspired me to develop new solutions to enhance the global audio experience, and so I’m also the lead product developer at MUSTYA – a new generation of wood furniture developed to maximize listening quality and workflow in professional audio environment, workspaces or at home.
I have a degree in Music Production and Technologies from ESMAE (IPP, Portugal), an MSc/PG in Audio Acoustics from Salford University (UK) and I’m currently studying Lean Manufacturing at University of Minho (Portugal).

Rui César Castro

Licenciatura em Economia
Pós Graduação em gestão cultural
Vice- Presidente da C. M. Castelo de Paiva
Empresário Agrícola
Gestor da Urbe – Consultores Associados

Durval Ferreira

Licenciado em Economia;
Técnico do Gabinete de Estudos e Projectos (Associação Empresarial de Penafiel);
Coordenador da EPAT (Associação Empresarial de Penafiel) Coordenador do Centro Qualifica (Associação Empresarial de Penafiel);
Técnico de acompanhamento técnico, formação e consultadoria a empresários no âmbito do PAECPE;
Gestor Financeiro Contabilista Certificado (Ordem dos CC);
Detentor do Certificado de Competências Profissional de Formador do IEFP;
Detentor do Certificado de Homologação de Formador da DRATM – Turismo no Espaço Rural; Membro da equipa técnica do projecto Novo Rumo a Norte, da AE Portugal;

Carla Duarte

Estagiou na AECL – Associação das Empresas Comerciais de Lousada, onde assumiu o cargo de secretária geral e simultaneamente foi aluna da Licenciatura em Economia na Universidade do Minho até ao 4º ano da Licenciatura.
Em 2007 foi criada a ADIEL – Associação Desenvolvimento Integrado e Económico de Lousada, no âmbito do Projecto UAC – unidades de acompanhamento e coordenação (Urbcom), onde foi convidada para Directora Executiva e permaneceu até Junho 2011.
Para tal teve necessidade de efectuar uma Pós Graduação em Gestão de Parques Empresariais (Universidade do Porto) e uma especialização em Gestão de Centros Urbanos (CECOA e CCP).
Dado o evoluir do mercado de trabalho em 2010 conclui um MBA Internacional da EGE – Atlantic Business School, da Universidade Católica Portuguesa (Porto) em parceria com Esade de Barcelona e Puc S.Paulo, com especialização em Finanças.

João Abreu

50 anos, um apaixonado por pessoas e pelo trabalho das equipas, começou a empreender na adolescência e tomou-lhe o gosto. Desporto, música, escrita, fotografia, viagens, rádios piratas. Organizou festas para conseguir dinheiro para a viagem de curso e foi jornalista desportivo para poder pagar a entrada nas festas de 5ª Feira, à noite, no Porto. No 4º ano de Direito, percebeu que queria seguir por linhas tortas. Depois da licenciatura, e de ter jurado não mais se sentar nos bancos de uma Faculdade, acabou por sentar-se em mais duas. Fez um Mestrado em Marketing e uma PG em Recursos Humanos.

Ricardo Cibrão

Ricardo Cibrão é formado em Gestão, pós-graduado em Tecnologias da Informação e da Comunicação, tem dupla certificação internacional em Coaching e é certificado em análise comportamental DISC. A sua experiência em diversos sectores rapidamente o fez perceber que o principal capital de qualquer organização, o verdadeiro factor diferenciador, são as pessoas. Trabalhou na F3M – Information Systems (empresa com presença regular na publicação da revista Exame – As melhores 100 empresas para trabalhar) ligado à área do Marketing. Colaborou com o banco SantanderTotta onde ganhou em 2003 o prémio “Melhor equipa comercial” em Portugal. Deu aulas em diversas instituições de ensino em áreas ligadas à economia, à comunicação e ao Coaching. É formador e consultor com milhares de horas de experiência acumuladas. Atualmente é Diretor da ICU – International Coaching University | Portugal, Managing Director na Powercoaching e Presidente da ICPC – International Community of Professional Coaches.